Ainda estamos no verão, época do ano em que mais nos expomos ao sol e consequentemente aos efeitos da radiação. Vamos para a piscina, praia, ficamos expostos por longas horas ao sol, o que causa desidratação, deixando a pele bronzeada, ressecada, e a longo prazo, envelhecida. Além disso, nesta época, é comum tomar vários banhos ao longo do dia, que provocam uma remoção da oleosidade natural da pele de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém sua umidade.

Para evitar o ressecamento, faça hidratação e, além disso, pratique uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes, que trazem benefícios a longo prazo.

É muito importante se lembrar de hidratar a pele logo após a exposição ao sol. A principal fonte de hidratação para o organismo é a água. Por isso, tome muita água ao longo do dia, especialmente nos dias mais quentes. A hidratação também pode ser feita externamente, por meio de cosméticos, que deixam a pele macia e hidratada. Aqui na Farmácia Homeogarvil temos vários tipos de Cremes Hidratantes, conforme o seu tipo de pele. Tem formulações com toque mais seco, outras com toque mais oleoso, de acordo com a sua necessidade de hidratação. Vale investir em hidratantes, que fazem mais do que simplesmente perfumar e dar um toque macio à pele. Estamos falando de ativos capazes de reter as moléculas de água na camada mais profunda e de outros que formam um filme sobre a superfície, evitando a evaporação.

Ah, e sabe como manter aquele bronzeado bonito que você demorou tanto para conquistar nesse verão? Muita hidratação ajuda a manter o bronzeado por mais tempo! Então, abuse da ingestão de água e dos cremes hidratantes.

Olhe aqui algumas dicas para manter a pele hidratada nesse restinho do verão:

  • Beba no mínimo 2 litros de água por dia e invista em alimentos ricos em água como frutas;
  • Evite banhos em excesso; evite se ensaboar demais e usar buchas, que também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele;
  • Use o hidratante logo após o banho – ainda no banheiro, pois ajuda na penetração do creme.
  • Se sua pele for oleosa, e acneica, evite hidratante comum no rosto, use oil-free nas áreas de maior oleosidade (rosto e tórax);
  • Use filtro solar diariamente.

Elaborado pela farmacêutica Elisa Novaes Cancella, CRF-MG 16.453, especialista em Cosmetologia.

Compartilhe:
Fale no whatsapp.